Editora Modelo

Livros sobre Livros

Editora Modelo

Livros sobre Livros

O que pensa o mercado editorial brasileiro?

Entrevistas do Nespe com profissionais do livro

Autor: Leonardo Neto

Organizador:Marcos Filho

Coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto, originadas da seção “Batepapo” da newsletter Happy Hour Nespe. Aqui temos o privilégio de compartilhar as visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil. Fonte de informação descontraída e acessível, estas entrevistas capturam a riqueza e a complexidade do setor.

Com contribuições de figuras influentes como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association, e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, este livro revela histórias inspiradoras e oferece insights valiosos sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial.

Organizado por Marcos Filho, esta obra nos convida a pensar no setor e refletir sobre o futuro dos livros e da leitura no Brasil. Ideal para profissionais, estudantes e apaixonados por livros, esta coletânea é uma peça essencial para quem deseja se aprofundar no fascinante mundo dos livros.

Disponível em:

Brochura | E-book

Entrevistados

André Calgaro, André Palme, Andréia Amaral, Camila Cabete, Carlo Carrenho, Carolina Bassin, Cibele Bustamante, Cristiane Gomes, Dante Cid, Fernanda Dantas, Fernanda Hamann, Hada Maller, Ismael Borges, João Scortecci, José Jardim, Karine Pansa, Maria Fernanda Rodrigues, Marifé Boix García, Matheus Victor, PC Marciano, Raquel Menezes, Renata Costa, Roberta Machado, Silvia Rebello, Taissa Reis, Talita Camargo, Talita Facchini, Tomaz Adour, e Vitor Tavares.

Sobre o autor

Leonardo Neto é jornalista graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Depois de uma carreira de mais de quinze anos em comunicação corporativa e assessoria de imprensa na área cultural e corporativa, em 2014 ele assumiu o cargo de editor-chefe do PublishNews, onde permaneceu até 2022. Neste período, esteve na cobertura de importantes eventos como as feiras do Livro de Frankfurt, de Londres, de Sharjah e de Buenos Aires. Em 2016, foi convidado pelo governo alemão para compor uma missão de editores brasileiros naquele país. Em 2019, ficou entre os três finalistas do Excellence Awards, prêmio da Feira do Livro de Londres e da UK Publishers Association, na categoria “Jornalistas no mundo na cobertura do mercado editorial”. Em 2020, publicou o livro 100 nomes da edição (Oficina Raquel), em que perfila cem editores que fizeram a história da indústria editorial no país. Em 2022 e 2024, integrou o time de curadores da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O que pensa o mercado editorial brasileiro?
Rolar para o topo